óbito

Bebê de 5 meses é a vítima mais jovem a morrer com diagnóstico de Covid-19 em Santa Maria

18.398

Santa Maria chegou a 44 óbitos relacionados ao coronavírus. A vítima mais recente e a mais jovem da cidade a ter o óbito relacionado à Covid-19 é um bebê de 5 meses.

Segundo a prefeitura, a criança tinha registro de cardiopatia congênita grave e doença pulmonar. Em 22 de agosto, ele deu entrada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), sendo transferido para a UTI em 5 de setembro. A confirmação do diagnóstico positivo para Covid-19 ocorreu em 23 de agosto. O caso será incluído no Boletim Epidemiológico a ser atualizado nesta terça-feira.

Frigorífico tem 249 funcionários afastados por Covid-19 em Santa Maria

A UTI Pediátrica, onde o bebê estava internado, enfrentou um surto de Covid-19 recentemente. Ela estava em isolamento na própria unidade, já que o hospital não tem leitos pediátricos exclusivos para a Covid-19 habilitados. 

A prefeitura informa que a possibilidade de leitos de UTI pediátricos exclusivos para Covid-19 é tema de discussão entre municípios da região e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) desde o começo da pandemia. As discussões ocorrem por consequentes registros de casos positivos em crianças - dos 2.842 confirmados no boletim atualizado na segunda, 143 tem menos de 19 anos.

Rio Grande do Sul chega a 3,8 mil óbitos por Covid-19

Conforme o Plano de Contingência Hospitalar do Estado, a referência de leitos pediátricos Covid-19 é Porto Alegre. Com isso, o diálogo se dá pela viabilidade de o Estado credenciar um hospital em Santa Maria ou na região.

O SURTO
No total, além da criança, os pais dela e 11 funcionários do setor também testaram positivo para a doença, sendo que cinco profissionais já retornaram ao trabalho. A situação de surto é considerada controlada pela direção do hospital. 

Em função da confirmação de casos na ala pediátrica, as internações haviam sido suspensas temporariamente. À época da decisão, apenas dois dos seis leitos da UTI Pediátrica estavam em uso. De acordo com a assessoria de imprensa do Husm, foram liberados mais dois leitos para internações e, portanto, quatro estão em funcionamento. Os outros dois interditados serão disponibilizados assim que o restante da equipe retornar ao trabalho. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudo de vacina de Oxford é pausado por possível reação adversa, diz site Anterior

Estudo de vacina de Oxford é pausado por possível reação adversa, diz site

Rio Grande do Sul chega a 3,8 mil óbitos por Covid-19 Próximo

Rio Grande do Sul chega a 3,8 mil óbitos por Covid-19

Saúde